sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Parque Metropolitano de Pituaçu




Bar e restaurante cantinho da lagoa ‎‎ lugar lindo para passar uma tarde com a familia‎.



O Parque Metropolitano de Pituaçu - Pituaçu ParK, foi criado por decreto estadual em 1973, o parque de Pituaçu ocupa uma área de 450 hectares e é considerado um dos raros parques ecológicos brasileiros situados em área urbana. Possui um cinturão de mata Atlântica com diversidade de fauna e flora. No parque também existe uma lagoa, criada artificialmente em 1906, com a construção da barragem do rio Pituaçu, para o abastecimento de Salvador. As opções de lazer em Pituaçu variam desde o pier com pedalinhos dentro da lagoa, até a ciclovia com 18 quilômetros que contorna toda a reserva.
Parque Metropolitano de Pituaçu. Está localizado na Rua Manoel Antônio Galvão - Pituaçu, Salvador - BA, 41741-55.
"No local também funciona o Espaço Cravo, um museu a céu aberto com o acervo de 800 obras de arte do artista plástico Mário Cravo que representam totens, figuras aladas e tridimensionais, desenhos e pinturas.

Por Edilson José
Graduando em
Comunicação Social – Jornalismo
UNIME

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Cidade de Salvador Realizará o I Seminário Baiano de Crítica de Artes


A Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB/Secult-ba promove nos dias 19 e 23 de Setembro, o I Seminário Baiano de Crítica de Artes. O evento tem a participação do músico, compositor e ensaísta brasileiro, José Miguel Wisnik. O músico também é professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Além de Wisnik, haverá a participação do jornalista, crítico de cinema de O Globo e colaborador da revista Paisà, Ruy Gardnier e profissionais da crítica cultural e crítica específica nas linguagens artísticas, o evento se realiza na Sala Walter da Silveira (Barris), aberto ao público, com entrada franca, até lotação da sala (200 lugares). Para os interessados que não puderem se fazer presentes, o Seminário terá transmissão ao vivo pelo Portal do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia-IRDEB (www.irdeb.ba.gov.br), permitindo também o acesso aos conteúdos por pessoas do interior do estado e de todo o país.

Por Edílson José
Graduando em Comunicação social – Jornalismo
UNIME

SALVADOR CELEBRA CONTAGEM DE MIL DIAS ANTES DO MUNDIAL DE 2014


A partir da próxima sexta-feira (16) restarão mil dias para o início da Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá no Brasil. Haverá uma alvorada às 7h, no Dique do Tororó que dará inicio à contagem.
O evento contará com autoridades, grupos culturais e sociedade civil. Haverá apresentações artísticas, rodas de capoeira, baianas, entre outros ícones da cultura local. Em seguida, será acionado um relógio regressivo para a Copa 2014, que ficará localizado em frente à construção da Arena Fonte Nova. O evento será aberto ao público.

Em meio ás diversas programações, além do Dique, o Pelourinho também será palco das comemorações. Lá, a partir das 10h, as autoridades participarão de atividades com entidades da sociedade civil, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal da Bahia (UFBa), a Associação Baiana de Imprensa (ABI), entre outros. Estão previstos ainda apresentações musicais e esportivas

Por Edilson José
Graduando em 
Comunicação Social - Jornalismo
UNIME

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Monumento da Cruz Caída

A Sé é um bairro na região central da cidade de Salvador, no Estado da Bahia.  Seu nome se refere à existência na zona da antiga Sé da Bahia, erguida após 1552 e demolida em 1933 para a construção de uma passagem de bondes para o Terminal da Sé (na Praça da Sé).

Neste mesmo espaço existe o monumento da Cruz Caída, uma obra de Mário Cravo, erguida em homenagem à antiga Igreja da Sé. Projeto do arquiteto Assis Reis numa nova perspectiva de belvedere.



O espaço é dono de uma das vistas mais bonitas da cidade - especialmente ao pôr-do-sol. Volta e meia o cartão postal sedia eventos como shows e festas eletrônicas. O público agradece, afinal, além de curtir a festa, é possível apreciar uma belíssima vista.

No século XVII, a igreja serviu como fortaleza contra os invasores holandeses e, em 1808, sediou o Te Deum em homenagem à chegada do rei D. João VI e da comitiva real a Salvador. A igreja teve sua condição de Sé perdida para a Igreja do Salvador em 1765, mas sua importância histórica continuou até seus últimos dias.
A mesma reforma que trouxe críticas à destruição do patrimônio histórico (demolição da Catedral da Sé), representada pela cruz caída, destruiu o desenho feito em pedras portuguesas que havia no calçamento, substituindo o esse piso por granito. Além disso, seguiu-se uma escavação arqueológica às fundações da Velha Sé, a qual resultou na criação de quatro sítios arqueológicos, cujo resgate de objetos e ossos vinha sendo conduzido por uma equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA.

Por Edilson José

Graduando em 
Comunicação Social - Jornalismo
UNIME