terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conferência do Plano Estadual de Cultura

Planejar é Preciso”, este é o tema central da conferência que acontece entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O desafio está em compor o Plano Estadual, depois da aprovação da Lei Orgânica da Cultura na Assembleia Legislativa                 

“Com a nova lei garantimos a maior organização e institucionalização da Cultura em nosso estado. A conferência é o momento para discutirmos políticas públicas de Estado, contando com a colaboração dos 26 territórios de identidade”, avalia o secretário estadual de Cultura Albino Rubim.

A abertura do evento será às 19h do próximo dia 30, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, no bairro Candeias, em Vitória da Conquista. Nos dias 1º e 2 de dezembro acontecem as discussões das propostas recolhidas nos 315 encontros municipais, 26 territoriais e quase 20 setoriais, além das Conferências Livres, realizados na capital baiana e no interior do estado.

A programação contempla, ainda, uma extensa agenda cultural que inclui shows em praça pública. No dia 1º de dezembro, a partir das 20h, na Praça Barão do Rio Branco, acontecem apresentações do Balé Jovem de Salvador e do Balé Folclórico da Bahia. No dia 2 de dezembro, às 21h, na mesma praça, tem show do cantor e compositor Zeca Baleiro. Quem quiser poderá ainda acompanhar toda as discussões pelo Blog da Conferência, um espaço próprio criado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) com todas as informações do encontro.


 


Por Edilson José
Graduando em 
Comunicação Social - Jornalismo
UNIME




RENATO FONSECA PROMOVE CURSO DE LITOGRAFIA EM POLIÉSTER NO MAM


Nas tardes dos próximos dias 21, 22, 25, 28, 29, até o dia 02 de dezembro, das (14 às 17h), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) tem contado com a presença  so artista Renato Fonseca para a realização de sua oficina de litografia em poliéster. Embora Fonseca trabalhe nas oficinas do museu, que são semestrais e gratuitas desde sua criação, em 1980, o artista volta ao Galpão das Oficinas para promover seu curso privado com apoio do MAM-BA.    
litografia é uma técnica de impressão que utiliza uma pedra calcária de grão fino na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. Detendo-se em sua etimologia, podemos dizer que é uma forma de escrita (graphein) em pedra (lithos). Renato Fonseca explica que a litografia é distinta das outras técnicas da gravura porque ela é planográfica, “com o desenho produzido através da gordura aplicada sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos, como na xilogravura e na gravura em metal”.
A especificidade da litografia em poliéster está no seu processo de criação de imagem por meio de uma placa de poliéster com substâncias à prova de água, como caneta esferográfica, impressões digitais, entre outros suportes. A sua impressão é considerada uma técnica auxiliar na fotografia, sendo completamente não tóxica, pois é realizada através de “uma prensa litográfica, offset ou prensa calcográfica, além de ser um importante recurso para gravadores, uma vez que é de fácil utilização com registro perfeito de cores”, conforme aponta o artista.

Por Edilson José
Graduando em 
Comunicação Social - Jornalismo
UNIME